Usina

 Usina

Usina de Triagem e Compostagem de lixo é inaugurada em Francisco Dumont, no Norte de MG

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o vice governador de Minas, Paulo Brant, participaram da solenidade de inauguração nesta quinta-feira (10). Outras Usinas futuras poderão beneficiar Bocaiuva.

Um Usina de Triagem e Compostagem foi inaugurada no município de Francisco Dumont, no Norte de Minas. A solenidade de inauguração foi na manhã desta quinta-feira (10) com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do vice governador de Minas, Paulo Brant, e outras autoridades.

Desde 2019, através do Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (Codanorte) foram finalizados lixões de 15 municípios da região, que resultou no fim do descarte irregular de cerca de 850 toneladas de resíduos sólidos.

O município de Francisco Dumont investiu aproximadamente R$ 180 mil na construção da Usina e segundo a Prefeitura, a estimativa é de que pelo menos 21 toneladas de resíduos comecem a ser destinados corretamente por mês.

Antes da inauguração, o Ministro Ricardo Salles participou de uma entrevista coletiva no aeroporto de Montes Claros e falou sobre o apoio do governo federal aos pequenos municípios no tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas.

“Tem que apoiar por exemplo a cooperativa de catadores, centros de recolhimentos, as vezes de transbordo. Então, a coleta e destinação passa por transbordo, incentivar a formação de consórcios. Os consórcios tem um papel muito importante porque ao agregar de vários municípios você tem grande escala e pode ter mais tecnologia, ter um aterro melhor, ter até quem sabe o aproveitamento energético. Então há muitas coisas para serem feitas, o nosso apoio aos municípios pequenos tem sido grande”.

De acordo com o Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas, a expectativa para o primeiro semestre de 2021 é acabar com mais 22 lixões a céu aberto. Em Francisco Dumont, a Usina de Triagem e Compostagem foi construída em uma área de 500 metros quadrados às margens de uma estrada rural, onde funcionava o lixão da cidade.