Último Dia

 Último Dia

Termina hoje o prazo para matrícula na rede estadual de ensino de Minas

Bocaiuvenses podem fazer a inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula.

O prazo para a realização de matrícula na rede estadual de ensino de Minas Gerais termina nesta quarta-feira (16). As vagas são para crianças de 6 anos que vão começar a estudar no primeiro ano do Ensino Fundamental e também de outras séries que querem transferência para rede pública. No sistema, os pais ou responsáveis devem indicar a escola mais próxima da residência do aluno.

Além de crianças, podem se inscrever interessados em retornar os estudos nos ensinos Fundamental e Médio, também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual e que por algum motivo não fizeram a renovação da matrícula.

O subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga Oliveira, reforça o prazo para a realização da matrícula. “O prazo para realização do cadastro escolar para uma vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2021 termina nesta quarta-feira (16). Para fazer o cadastro, é necessário acessar o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). A partir deste ano, por meio do Sucem, os municípios que aderiram e estão participando da iniciativa o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas no Ensino Fundamental e Médio se dará de forma única”, explica.

O subsecretário explica que o cadastro pelo sistema único vai escolher a unidade mais próxima da casa do aluno para a realização da matrícula. “Em todo o estado, mais de 750 prefeituras aderiram ao Sucem. Quando o candidato acessar o sistema para realizar a inscrição, a escola indicada para realização das matrículas será a mais próxima de sua residência. A unidade de educação poderá ser municipal ou estadual”, garante Oliveira.

Para acessar o site do Sucem, basta clicar aqui.