Teste de Porosidade

 Teste de Porosidade

Teste de porosidade: Você sabe o que é ?

Vamos adquirir mais conhecimento para cuidarmos do nosso bem precioso, que é o nosso cabelo? A porosidade, é determinada por fatores genéticos e é um termo bastante utilizado quando falamos em ressecamento capilar. Além disso, é também afetada por fatores externos (poluição, sol, tratamentos químicos, etc.). Por esse motivo, conhecer a porosidade do seu cabelo vai ajudar a escolher os produtos certos para manter seu cabelo saudável.

Empório Natural

Por qual motivo devo fazer o teste?

O nosso cabelo necessita de cuidados para repor todos os nutrientes da fibra capilar, desse modo é necessário realizar o teste de porosidade para não errar na hora de escolher o tratamento para o fio e descobrir se está precisando de hidratação, nutrição ou reconstrução.

Como fazer?

Coloque um fio de cabelo limpo dentro de um copo d’água em temperatura ambiente. Em seguida, aguarde 10 minutos, para obter o resultado e avaliar o que seu cabelo precisa.

Resultado:

Porosidade baixa

Se o fio boiar, significa que ele está com baixa porosidade( as cutículas estão bem fechadas, no que dificulta a absorção de água no fio) e precisa de hidratação.

Hidratação: serve para repor a água e a umidade dos fios, trazendo o efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

Porosidade normal

Quando acontece, o fio fica no meio do copo, então significa que ele está com a porosidade normal (as cutículas estão meio abertas e os fios conseguem absorver água e tratamentos na medida certa) o cabelo está saudável, mas precisa de nutrição.

Nutrição: serve para repor os lipídios, ou seja, a gordura e a oleosidade dos fios, trazendo brilho, força, vitalidade, acabando com pontas duplas, ressecadas.

Porosidade alta

Nesse caso, o fio afunda então significa que a porosidade está alta ( o fio absorve água mas perde rapidamente porque o cabelo está bastante ressecado, quebradiço, com frizz e pontas duplas), por isso precisa da reconstrução.

Reconstrução: serve para repor a massa e a queratina do fio, ou seja, é feita para fortalecer os fios, devolvendo massa, proteína e aminoácidos que podem ser perdidos naturalmente ou nos processos químicos.

Atenção!

• Como vimos, identificar o quão poroso seu cabelo está faz toda a diferença para uma rotina de cuidados eficiente e com foco na saúde dos fios. E, para isso, você viu que é só realizar o teste.

• Para quem está utilizando o cronograma capilar também pode utilizar o teste antes de hidratar o fio.

Espero que tenham gostado de mais um artigo escrito com muito carinho e convido vocês, para seguirem o meu instagram @esthefanne.soares , onde terão mais
dicas e o do @bocaiuvaonline para terem um alerta de
cada artigo e notícias do site.