Só um teste feito até agora

 Só um teste feito até agora

Em Bocaiuva, apenas um teste para detectar coronavírus foi realizado em pacientes da cidade.

Informação repassada pelo RSENA na última segunda feira foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bocaiuva. Teste foi feito em caminhoneiro que continua aguardando resultado:

A pergunta que mais se faz em Bocaiuva é: “E os resultados dos testes para o coronavírus??”. A ansiedade da população se justifica, afinal os casos de pacientes suspeitos de contraírem a doença tem aumentado significativamente, passando de 15  no último sábado para 30 até o final da tarde de hoje (quinta feira 26/03). Como são casos suspeitos da doença, a população quer saber se realmente estamos enfrentando o coronavírus ou se não passa de simples gripes e resfriados dos pacientes.

Na última segunda feira (23/03), o site RSENA chegou a noticiar que apenas um teste teria sido realizado em apenas um dos pacientes suspeitos de coronavírus na cidade. Na tarde desta quinta feira (26/03) tal informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bocaiuva.

Após a reportagem do RSENA indagar quanto ao número de testes e a demora dos resultados, a assessoria de comunicação enviou a nossa redação uma nota confirmando que, de fato, apenas um teste para detectar o coronavírus foi realizado em pacientes da cidade e que hoje completam-se 07 dias da coleta dos exames no paciente, o que sugere que o resultado não irá sair dentro do prazo estipulado.

A Assessória de Comunicação explica, no entanto, que os testes não dependem da Secretaria Municipal de Saúde de Bocaiuva para serem realizados e que a distribuição dos mesmos atendem a critérios estipulados pelo Governo do Estado. De acordo com Dr. Fernanda Teodora, Médica responsável pelo Hospital Gil Alves, 29 pacientes com suspeita de coronavírus estão em isolamento domiciliar e um em internação hospitalar aguardando o resultado do exame.

NOTA ENVIADA A REDAÇÃO DO RSENA:

“Apenas um teste foi feito em todos os suspeitos até a data de hoje (25). O Governo do Estado decretou na sexta feira, que só serão enviado kits para coleta e posteriormente reenviado a Funed (Fundação Ezequiel Dias), a única do Estado que faz o exame para casos graves. No caso do único kit para coletar e fazer o teste que a Secretaria de Saúde Estadual enviou, completa hoje 7 dias. Prazo que dão resultados em situações normais. Esse prazo hoje, pelo que estamos percebendo, provavelmente não vai ser cumprido. Realmente nenhuma cidade de minas esta recebendo kit para teste em suspeitos, salvo em casos graves.”

Fonte: RSena.com.br