Quando devo procurar um psicólogo

Muitas pessoas chegam na clínica apreensivas, relatam terem desejo de procurarem ajuda psicológica, mas desistem por diversos motivos: medo, vergonha, desconhecimento ou até mesmo por não acreditarem que um profissional especializado poderá ajudar, muitos pensavam que Psicólogo é “médico de louco”, você também já deve ter ouvido algo parecido? E por conta desses pensamentos muitas pessoas acabam não procurando um atendimento psicológico e muitas vezes quando vencem a essa resistência aquele sintoma já agravou muito em sua vida.

É indicado que você marque uma consulta com um psicólogo quando perceber que sintomas de medo, tristeza, ansiedade, angústia, dificuldade de se relacionar com as pessoas, procrastinação, desanimo, depressão, começarem a ser constantes em sua vida e que não melhoram com o passar dos meses, quanto antes você buscar atendimento psicológico melhor.

Mas é importante saber que não é um processo apenas para quem está com um problema de saúde mental, consultas com um psicólogo podem ser uteis para aprender novas habilidades, para se comunicar melhor, superar a timidez, aprender a gerenciar o estresse ou a lidar melhor com situações pontuais, como o luto ou um divórcio.

Quando o auxílio para tratar questões emocionais demora a vir, o corpo também pode dar sinais de que precisa de ajuda: é comum pessoas que estejam em sofrimento emocional sentirem dores de cabeça e no corpo, fadiga e dificuldade de concentração, terem episódios de gastrite e ainda apresentarem uma queda imunológica. E, mesmo que o sofrimento não seja intenso, apenas a inquietação ou a incapacidade de lidar com algumas questões da vida —como uma fase de mudanças— já podem ser suficientes para uma ida ao consultório do psicólogo.

É importante, o psicólogo para acolher aquelas emoções, ajudar a pessoa a entender o porquê de estar sentindo aquilo e legitimar esses sentimentos. Mas, em algum momento, ela vai tentar esclarecer a responsabilidade da pessoa por aquele mal-estar, buscar uma mudança, e isso às vezes é um processo longo e difícil para o paciente.

O psicólogo fará uma avaliação e indicará estratégias que poderão te auxiliar a passar por esta fase mais rápido, o tratamento psicológico consiste em ajudá-lo a se libertar dessa raiva que sente, a entender a causa dessa dor intensa, a superar suas mágoas, a impedir que esse estado se torne mais intenso.

Uma vez vencidos esses sintomas você encontrará novamente o significado de viver bem e terá energias para encarar os desafios que a vida te oferece. Tornando seu mundo um lugar habitável, onde queira experimentar tudo de maravilhoso que possa existir.