Premiê Shinzo Abe anuncia que irá renunciar ao cargo no Japão

 Premiê Shinzo Abe anuncia que irá renunciar ao cargo no Japão

Abe alegou que problema de saúde o levou a deixar o governo; ele sofre de colite ulcerosa.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, confirmou nesta sexta-feira (28) sua intenção de renunciar ao cargo por motivos de saúde. O premiê, porém, não tenha informou a data em que deixará o governo. Não há ainda informações sobre seu substituto.

“Minhas condições de saúde não são perfeitas. Problemas de saúde podem levar a decisões políticas erradas … Decidi renunciar ao cargo de primeiro-ministro”, disse Abe em entrevista coletiva em Tóquio.

Abe afirmou que a colite ulcerosa crônica que o forçou a renunciar em seu primeiro mandato (2006-2007) voltou recentemente, e o tratamento que ele deve receber requer uma revisão contínua e vigilante.

Na manhã de segunda-feira (24), Abe visitou o Hospital Universitário Keio em Tóquio, sua segunda visita ao complexo em uma semana. A última consulta durou cerca de oito horas.

Abe sofre de colite ulcerosa, uma doença inflamatória intestinal não curável, que o forçou a renunciar durante sua primeira passagem como líder do país de 2006 a 2007. Ele se tornou primeiro-ministro novamente em 2012.

Abe foi o chefe de governo do Japão a ocupar o cargo por mais tempo em termos de dias consecutivos de mandato.

Fonte:G1