Postura

 Postura

Conheça os benefícios de uma boa postura para a sua saúde

Os benefícios da boa postura não é um ponto positivo somente na nossa saúde como também na nossa estética. O fato de nos mantermos erguidos e com a coluna reta nos permite evitar problemas musculares e também de coluna. Além disso, melhoramos a oxigenação e praticar nossos exercícios de maneira saudável.

Nesse artigo te falaremos dos benefícios da boa postura, bem como você consegue alcançar essas boas posturas. Acompanhe:

Postura corporal e exercício saudável.

A postura corporal correta, quando estamos com a coluna erguida, nos permite evitar muitos problemas.

Quando atingimos a postura correta evitamos que os músculos se contraiam e isso favorece nossa oxigenação. Tá achando que sua postura não está correta ? Você precisa melhorar? Não se preocupe, com atividade física e prática de esporte é possível alcançar uma postura corporal correta.

Manter uma postura adequada durante as atividades cotidianas é fundamental. Não só pois ajuda a prevenir dores, como também evita que esses problemas se intensifique.

Postura Boa = saúde boa.

Como surge a postura incorreta? Geralmente temos posturas inadequadas pois elas parecem mais confortáveis. Mas não são somente os maus hábitos que influenciam: acidentes e doenças podem ajudar a ter uma postura ruim.

  • Sedentarismo: inclusive no trabalho, cada vez mais temos que adicionar dispositivos eletrônicos que acabam nos mantendo sentados de forma incorreta durante a jornada de trabalho;
  • Dispositivos eletrônicos como computadores celular e tabletes afetaram diretamente nossa postura durante o cotidiano;
  • Sobrepeso: afeta negativamente a nossa saudade aumentando o risco de doenças cardiovasculares, mas também participa na hora de adquirir posturas ruins. Sono: a postura deve ser pensada inclusive na hora de dormir, para evitar problemas de insônia, cansaço e dores no corpo.

A postura certa ajuda na correta posição dos nossos ossos. Dessa forma nossos músculos, ligamentos e articulações também podem funcionar sem empecilhos.

É importante saber e considerar que nossos órgãos esteja na posição adequada, dessa maneira a atividade física será mais eficiente e também mais saudável.

Ao contrario, uma postura ruim, pode comprometer inclusive nossa saúde. Pois irá afetar os sistemas de nosso corpo como o digestivo, respiratório e se excreção. Isso pode acarretar em mal-estar muscular, contrações e cansaço.

Fique atento pois isso também acontece com as pessoas jovens.

Não é garantido que atividade física seja sinônimo de saúde se não estamos realizando com os benefícios da boa postura.

Por isso é importante, além de avaliar a postura, seja observada a frequência com que se realiza, a idade da pessoa, o desgaste da atividade e onde se está realizando, para isso nada melhor que o acompanhamento de um profissional.

Mas então, quais os benefícios da boa postura?

  • Eliminação de dores na coluna, cintura e joelho.
  • Evita problema de digestão, pois deixa o intestino descomprimido.
  • Nos garante um aspecto mais esbelto e saudável, além de nos deixar “mais altos”.
  • Ajuda na boa oxigenação: melhorando a posição dos nosso pulmões.
  • Outro benefícios da boa postura evita problemas musculares e de coluna.

Afinal: qual é a postura correta? A posição mais indicada é quando conseguimos manter a cabeça erguida em 90°. Isso deve ser feito sem curvar o tronco nem os ombros, nem a cintura. Devemos fazer isso com o peso divido entre ambas as pernas.

Que atividades ajudam e como a melhorar a postura?

Fazer atividade física, como já dissemos, pode ser uma das únicas soluções para corrigir problemas de postura e evitar incômodos diários. Além disso a postura correta garante que o exercício seja feito de forma saudável.

Natação: vai ajuda a alongar os músculos e adaptar o corpo a se manter erguido.

Dança: a dança atua nos benefícios da boa postura dando elasticidade a nossa coluna.

Musculação: exercícios localizados fortalecem a musculatura e ajudam com que a coluna se mantenha reta e contida.

Corrida: quando feita com acompanhamento profissional, a corrida acostuma nosso corpo a se manter na posição correta do caminhar