PAES/UNIMONTES 2020

 PAES/UNIMONTES 2020

Prova adiada, livros divulgados e ansiedade pela publicação do edital

Os estudantes bocaiuvenses que aguardavam pelo PAES/UNIMONTES 2020 em meio à muita preparação, das mais variadas formas possíveis e dentro da realidade de cada um devido à pandemia, veem cada vez mais próximo a realização do exame.

PAES – Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior da Unimontes – é um tipo de processo seletivo alternativo, dividido em três etapas (03 anos, sendo realizada uma etapa a cada ano) e é voltado, especificamente, para alunos que estão cursando o Ensino Médio.

À medida que o aluno conclui cada série do Ensino Médio Comum (que tem duração de 03 anos), realiza uma etapa do PAES. Assim: Ao final da 1ª série, realiza a 1ª Etapa; ao final da 2ª série, faz a 2ª Etapa; ao final da 3ª série, participa da 3ª etapa. No caso de Ensino Profissionalizante de Nível Médio, o aluno inicia sua participação na 1ª Etapa do PAES quando estiver na 2ª série.

A cada etapa, o aluno deve renovar a sua inscrição, para continuar participando do PAES. Somente na 3ª Etapa o candidato faz opção por um dos cursos da Unimontes. Os editais são divulgados no sítio unimontes.br/ceps.

Porém, devido à pandemia, surgiu a dúvida na realização do exame no ano de 2020, assim como Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, a prova do PAES também será adiada, diferentemente dos anos anteriores a prova desse ano não ocorrerá em novem. A definição do cronograma está em fase de estudo pela Unimontes e, assim, a previsão de publicação do Edital PAES 2020 ocorrerá, muito provavelmente ainda neste mês.

“A ansiedade é muita; escolher o que você vai ser pelo resto da vida é uma decisão muito difícil para ser tomada de uma única vez, ao prestar o vestibular tradicional, mas com o PAES é diferente, é como se a gente tivesse 3 anos para fazer a escolha”. Comentou Thiago A. Pires, que está pronto para o segundo ano do programa.

Uma das expectativas geradas pelo PAES diz respeito à literatura exigida na prova, várias são as especulações e tentativas de adivinhar ou até mesmo se preparar, porém, para esse ano de 2020, a UNIMONTES já divulgou a lista que contém música, teatro, obras de arte e peças teatrais.

Além de obras literárias, outras formas de arte, que exploram questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro, também serão exigidas no conteúdo da prova. De acordo com o edital, as indicações exigem a capacidade do candidato de confrontar, a partir da percepções estéticas, opiniões sobre as diferentes manifestações da linguagem, com como reconhecer a construção de um patrimônio cultural coletivo.

“As obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas e ainda, mantendo a identidade da UNIMONTES como instituição de integração regional, alia produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados – aspecto que pretende substanciar a perspectiva temática desta edição, a qual, volta-se, principalmente, às possibilidades estéticas das expressões da alteridade”, acrescenta o professor doutor do Departamento de Comunicação e Letras da UNIMONTES, Geraldo da Aparecida Ferreira.

Confira as obras exigidas

1ª Etapa

1 – Os Timbiras, Gonçalves Dias (POESIA)

2 – Sermão de Santo Antônio – Pe. Antônio Vieira (SERMÃO)

3 – Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, Paulo Thiago (FILME)

4 – Irmaõs das Almas, Martins Pena (TEATRO)

5 – Poemas Escolhidos, Cláudio Manuel da Costa (POESIA)

2ª Etapa

1 – Urupés, Monteiro Lobato (CONTO)

2 – Vidas secas, Graciliano Ramos (ROMANCE)

3 – O Cortiço, Francisco Ramalho Jr. (FILME)

4 – Chega, Gabriel O Pensador (MÚSICA)

5 – Criança Morta, Candido Portinari (PINTURA)

3ª Etapa

1 – Primeiras Estórias, Guimarães Rosa (CONTO)

2 – Sentimento do mundo, Carlos Drummond de Andrade (POESIA)

3 – Meu jardim, Vander Lee (MÚSICA)

4 – A menina do sobrado, Cyro dos Anjos (ROMANCE)

5 – Fragmentado, M. Night Shyamalan (FILME)

6 – O Homem e suas tempestades. João Naves de Melo (POESIA/CONTO)