Na Alemanha, polícia colocou sob vigilância uma federação regional do partido de extrema direita

 Na Alemanha, polícia colocou sob vigilância uma federação regional do partido de extrema direita

Todas as estruturas da Alternativa para a Alemanha (AfD) em Brandemburgo, um estado em torno de Berlim, a capital, são ‘um caso suspeito e objeto de vigilância’ dos serviços internos.

A polícia da Alemanha colocou sob vigilância, pela primeira vez, uma federação regional do partido de extrema direita do país AfD, por causa de seu radicalismo – anunciaram autoridades locais na segunda-feira (15).

Todas as estruturas da Alternativa para a Alemanha (AfD) em Brandemburgo, um estado em torno de Berlim, a capital, são “um caso suspeito e objeto de vigilância” dos serviços internos, disse o Ministério do Interior à AFP.

Neste estado, o AfD ficou em segundo lugar nas eleições regionais de 2019, com 23,5% dos votos.

Até agora, essa medida policial era aplicada a grupos, ou organizações, considerados uma ameaça à democracia, ou ao Estado de Direito.

Em março, as autoridades já haviam decidido pôr sob vigilância a ala mais radical do AfD, próxima aos neonazistas.

O partido de extrema direita surpreendeu a política alemã nas eleições legislativas de setembro de 2017 e se tornou a principal força da oposição.

O governo acusa o partido de estimular o aumento de atentados de extrema direita no país com seus discursos contra os imigrantes.

Fonte: G1