Médico diz que ‘nenhum veneno’ foi encontrado no corpo do opositor russo Navalny

 Médico diz que ‘nenhum veneno’ foi encontrado no corpo do opositor russo Navalny

Apoiadores do principal opositor de Vladimir Putin acreditam que ele tenha sido envenenado. Navalny passou mal durante voo da Sibéria para Moscou.

“Nenhum veneno” foi descoberto no corpo do principal opositor russo, Alexei Navalny, disse nesta sexta-feira (21) um dos médicos responsáveis pelo hospital onde ele está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Sibéria. Seu estado de saúde é considerado “instável”.

Empório Natural

“Até o momento, nenhum veneno foi identificado no sangue e na urina, não há vestígios dessa presença. Não acreditamos que ele tenha sofrido um envenenamento”, declarou Anatoly Kalinichenko, vice-diretor do hospital de emergência Nº1 na cidade de Omsk.

Alexei Navalny, um dos maiores críticos de Vladimir Putin, viajava de avião de Tomsk para Moscou quando passou mal. A aeronave teve que fazer um pouso de emergência em Omsk. Sua assessora de imprensa, Kira Yarmysh, afirmou que ele tinha sido envenenado intencionalmente.

Kalinichenko afirmou ainda que não poderia divulgar o diagnóstico de Navalny, por questões legais, mas que a família havia sido notificada.

Uma ambulância aérea vinda da Alemanha, que foi fretada por uma ONG, chegou nesta sexta para buscar o ativista. Porém, na avaliação do médico, o estado de saúde “instável” do ativista não permite sua transferência.

O opositor, de 44 anos, foi internado, em coma natural, internado em uma UTI e conectado a um respirador artificial. Seus aliados afirmam acreditar que ele foi vítima de “envenenamento intencional”, com alguma substância misturada ao chá que ele tomou no aeroporto antes de embarcar.

O governo russo afirmou que os médicos estão fazendo tudo o que podem para ajudar Navalny e desejaram uma recuperação rápida, da mesma forma como desejariam a qualquer cidadão russo.

Fonte: G1