FUTURO DA BARRAGEM DA CAATINGA É DISCUTIDO EM BOCAIUVA

 FUTURO DA BARRAGEM DA CAATINGA É DISCUTIDO EM BOCAIUVA

FUTURO DA BARRAGEM DA CAATINGA É DISCUTIDO EM BOCAIUVA

Desde 2017 a Prefeitura de Bocaiuva está empenhada em defender a Barragem da Caatinga no distrito de Engenheiro Dolabela. A barragem apresenta alguns problemas e o INCRA, responsável pela manutenção, até então insiste no descomissionamento.
Nesta terça-feira, 21/01, a Prefeita de Bocaiuva, Marisa Alves, recebeu uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), liderada pelo coordenador, Tenente-Coronel Flávio Godinho, o Deputado Gil Pereira (PP) e ainda o Presidente da Comissão dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promotores do Meio Ambiente, representes do Incra e do Igam, representantes de várias associações de moradores e produtores da agricultura familiar. Na reunião ficou acertado que a Prefeitura de Bocaiuva ficará responsável pela Caatinga, desde que o Incra a entregue em condições de segurança. As condicionantes para a cessão ainda serão definidas numa reunião agendada para o próximo dia 28, na sede do Incra, em Belo Horizonte.

PROJETO DA PREFEITURA PARA DOLABELA PREVÊ IRRIGAÇÃO COM ÁGUA DA CAATINGA E GERAÇÃO DE ENERGIA

Importantes reuniões estão sendo realizadas também para a construção do projeto “DOLABELA, CAMINHO DA OPORTUNIDADE”. O projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Bocaiuva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Emater, Idene, Indi, Codevasf e Sebrae, dentre outros órgãos, com a participação da Cooperdola, associações e produtores do PA Betinho.
O objetivo é a promoção do desenvolvimento econômico e social do distrito de Engenheiro Dolabela através de ações integradas visando estimular a produção agropecuária e sua comercialização. A principal ação, apontada pelos produtores e prevista no projeto, é a utilização da água da barragem da Caatinga para irrigação. O projeto ainda prevê a utilização da lâmina d’água da Caatinga para implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica, com uma área disponível de aproximadamente 400 hectares.
Na manhã desta quarta-feira, 22/01, representantes das entidades envolvidas estiveram reunidos em Bocaiuva. À tarde parte do grupo, composto por uma equipe da Administração Municipal, com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emater e INDI, juntamente com representantes da Cooperdola e associações visitaram o distrito de Engenheiro Dolabela e áreas do PA Betinho. A próxima reunião do projeto está agendada para o dia 5 de fevereiro.

PREFEITURA DE BOCAIUVA
Trabalha pra Valer!