Está aberta a temporada de Pequi em Bocaiuva

Apanhado no chão o fruto compõe a refeição e os bolsos dos bocaiuvenses

Pequi, também chamado de pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária sertaneja.

O pequi tem várias utilidade e aplicações, de acordo com nutricionistas, é bom para a imunidade, para a visão, para a pele e ajuda muito a diminuir o nível de colesterol ruim.

O fruto é muito comum e muito conhecido em nossa cidade, vários bocaiuvenses aguardam ansiosos por esse período do ano que já é possível, para aqueles que gostam, saborear essa delícia nutricional.

Toda estrada vicinal da zona rural de Bocaiuva tem um pequizeiro, ou vários, inúmeros, o que aguça a visão empreendedora de alguns bocaiuvenses, que vêem no fruto uma oportunidade ímpar de complementar a renda familiar ou até mesmo ser o carro chefe da casa.

Nesse momento que está se iniciando a colheita, a saca do pequi chega a ser comercializada por R$50,00 às margens da BR-135, local que já é culturalmente famoso por abrigar várias barracas onde é comercializado o fruto.

Por: Sidney Ribeiro