Entenda as vantagens de ter um treino bem planejado

Ainda existe muita negligência dentro do treinamento com pesos. Profissionais que não prescrevem como deveriam, seja por incapacitação ou por preguiça, fornecendo um treino inadequado e afastando os clientes do seu objetivo e por praticantes que optam por treinarem sem ajuda de um profissional.

Acontece que a periodização é a maior garantia de resultados, porque ele garante que o praticante de musculação estará fazendo o melhor possível para otimizar os ganhos de massa muscular e de força, dentro do que foi planejado estrategicamente pelo profissional, podendo ser ajustado se necessário.

Além disso, evita que ocorra algum risco de lesões durante os treinos, especialmente quando a sobrecarga é maior. Isso porque o treino periodizado vai respeitar as demandas individuais e nível de treinamento, sobretudo a sua recuperação entre as sessões de treino e o desempenho ao longo do tempo, se atentando ao volume load e a progressão de cargas. Esses fatores são chave para a prevenção de lesões, pois nem todos estarão aptos a levantarem cargas maiores, devido a falta de força e articulações fracas.

Pessoas que tem o treino planejado e alinham com a dieta e a rotina, tem resultados superiores quando comparadas as que não periodizam o treino.