Em Minas, Bocaiúva é o segundo maior produtor de mel e derivados

COOPEMAPI promove primeiro encontro de planejamento situacional e estratégico

A Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (COOPEMAPI) promoverá de 08 à 10 de fevereiro, o 1º Encontro de Planejamento Situacional e Estratégico. O evento será realizado no Arena Clube, localizado na Avenida Lagoinha, 205, Distrito Industrial, estrada que liga Bocaiuva a Guaraciama.

O técnico e diretor administrativo da cooperativa, Lucas Teixeira, que é um dos idealizadores do evento, afirma que o objetivo do encontro é estreitar as relações políticas, buscando o fortalecimento da apicultura e agricultura familiar, além de discutir o planejamento da cadeia da apícola para o ano de 2021.

Devido aos protocolos de segurança em relação a Covid-19, o evento será restrito aos cooperados. Entretanto, toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Coopemapi- Mel das Gerais, ou pelo link: meet.google.com/rqa-uzpc-wer. O credenciamento dos participantes acontecerá, às 8 horas, e a abertura está marcada para às 8h30.

De acordo com a Emater, a apicultura vem crescendo no Norte de Minas e se consolidando nos últimos anos como uma atividade rural de relevância, principalmente junto aos pequenos produtores. Em 2001, eram 312 pessoas trabalhando com a criação de abelhas. Em Minas Gerais, Bocaiuva é o segundo maior produtor de mel e derivados. Atualmente, a COOPEMAPI conta com 347 cooperados em toda a região.

Na programação do evento estão previstas mesas de debates com a presença de especialistas e autoridades. Na segunda-feira (8), o tema é “Desenvolvimento local e Apicultura”; na terça-feira (9) o tema será “Apicultura e estratégias de fortalecimento da cadeia”; e na quarta-feira (10), encerramento do encontro, o tema da discussão é “Apicultura e Comercialização”.

Fonte: jornalista Paulo Brandão