Eleições 2020

 Eleições 2020

O cidadão bocaiuvense deve ficar atento ao que levar no próximo domingo

As eleições em 2020 acontecerão no próximo domingo, 15 de novembro, em todo o país, e não é apenas a data que mudou nesse ano, devido à pandemia, outros pontos importantes foram ajustados para o pleito e o eleitor deve ficar atento para exercer o direito mais importante da democracia.

Empório Natural

Das 7h às 10h os idosos terão prioridade para votar nas eleições realizadas no próximo domingo (15). Além disso, o horário de votação foi estendido das 7h até as 17h.

Por causa da pandemia, não haverá votação por biometria. Ela estará desabilitada e por questões de segurança os eleitores devem levar sua própria caneta para assinar a ficha de votação e, assim, evitar o compartilhamento de objeto com outras pessoas. Caso não seja possível, a caneta deverá ser higienizada após cada uso.

Se o eleitor esquecer a caneta, os mesários podem oferecer uma outra ao eleitor. Neste caso é preciso um cuidado a mais: depois de usar a caneta do mesário, não esqueça de passar álcool para higienização das mãos. Não custa também lembrar o mesário de fazer o mesmo.

Mas quanto aos documentos de identificação, esses não podem ser esquecidos. Nos locais de votação de todo o Brasil, além da carteira de identidade, (RG), só são aceitos os documentos oficiais com foto que são a Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

Com a Covid-19, o cadastramento da biometria foi suspenso. Os eleitores que não fizeram a biometria não serão impedidos de votar.

Somente após as eleições, os eleitores poderão procurar os cartórios eleitorais para regularizar a situação. A partir do dia 9 de dezembro, o cadastro estará reaberto e os eleitores poderão procurar a Justiça Eleitoral.

Para saber se a situação está regularizada e se a biometria foi realizada, basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) que também tem a lista de todos os municípios em que a biometria está sendo necessária. No aplicativo também é possível ver a situação atual do eleitor e também o local onde vota.

Outra novidade é que o eleitor pode fazer uso do e-título, aplicativo que contem o título eleitoral virtual do eleitor, apenas com o e-título, ele pode votar, não é necessário a apresentação do título eleitoral. Caso o eleitor não tenha uma possibilidade de baixar o aplicativo e tenha perdido o título eleitoral, ele pode votar com um documento com foto. Para aqueles que estiverem fora do domicílio, também pode se justificar através do e-título sem precisar ir até um local de votação.