É obrigado o pagamento da pensão durante a pandemia?

 É obrigado o pagamento da pensão durante a pandemia?

Muitas pessoas estão enfrentando dificuldades financeiras por conta da necessidade do isolamento social, como forma de enfrentamento à contaminação do coronavírus.

Inicialmente, deve-se destacar que o desemprego, por si só, não é justificativa aceitável, no âmbito jurídico, para a inadimplência do pagamento da pensão alimentícia.

Cumprir a sua responsabilidade na criação e bem-estar dos filhos é papel inerente à mãe e ao pai a todo momento. Portanto, nenhum deles pode se esquivar dessa obrigação legal e moral.

O que se sugere, neste caso, é que se possível o diálogo entre os genitores se estabeleça algum tipo de acordo, desde que os filhos não sejam em nada prejudicados. E tudo deve ocorrer sob o supervisionamento dos seus respectivos advogados.

Enfim, a resposta é não. Os filhos, sob o sol ou a chuva, precisam ter as suas necessidades básicas atendidas pelos seus genitores. Herbert de Souza, o Betinho, saudoso e renomado sociólogo bocaiuvense dizia: “Quem tem fome, tem pressa”.

Obs: Essa postagem é de caráter meramente informativo. Cada caso deve ser analisado em suas particularidades pelo advogado da sua confiança.