Capacitação

 Capacitação

AMAMS e INSS realização capacitação para regularização do Benefício de Prestação Continuada

Será realizada nessa terça-feira (8), às 14 horas, a capacitação que a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que inclui Bocaiuva, e a Gerencia Regional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), farão com os serviços municipais de Assistência Social do Norte de Minas.

De acordo com a associação, o foco é regularização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que foi suspenso ou cessado por não inclusão do beneficiário no Cadastro Único no período de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O evento será realizado por meio de videoconferência.

O benefício atende aproximadamente 300 mil pessoas no Norte de Minas, com cada uma tendo direito a receber um salário mínimo. Esse dinheiro, além de aliviar a situação social, ainda fortalecer a economia regional.

A analista de Serviço Social do INSS no Norte de Minas, Samira Gonçalves Caldeira, prestará os esclarecimentos sobre as novas normas. O presidente da Amams e prefeito de Ibiaí, Lara Batista Cordeiro, observa que é de fundamental importância manter o benefício no Norte de Minas, tendo em vista que a partir de janeiro pode se agravar os impactos sociais por causa da pandemia. Ele lembra que o Departamento de Politicas Sociais da Amams tem ficado atento à situação e orientado os municípios.

“Na década de 90 a Amams assumiu a responsabilidade de cadastrar as famílias do Norte de Minas no BPC, para ajudar as famílias carentes. Agora o Governo permite a retomada do beneficio a quem tinha perdido. Isso é uma grande conquista” salienta.