Bocaiuva terá feira livre virtual

 Bocaiuva terá feira livre virtual

FEIRA LIVRE VIRTUAL DE BOCAIUVA SERÁ LANÇADA DIA 30/06 E JÁ CONTA COM FEIRANTES QUE OFERECERÃO OS MAIS VARIADOS PRODUTOS

Nestes últimos anos, com o apoio e investimento da Prefeitura de Bocaiuva, as feiras livres dos bairros se tornaram os maiores canais de venda para produtores familiares, artistas e artesãos gerando emprego e renda no município. Com a suspensão das feiras e fechamento do Mercado Municipal a maioria dos feirantes perdeu o espaço e não conseguiu manter o nível de faturamento com seus produtos. A medida foi adotada como forma de combate à propagação da covid-19 por força de Decreto do Governo do Estado, seguido por Decreto Municipal.

Contudo, as necessárias medidas de saúde pública trouxeram sérios efeitos econômicos para centenas de famílias. Como forma de solucionar, ou pelo menos amenizar, esses efeitos a Prefeitura de Bocaiuva, em parceria com a Emater, está desenvolvendo um novo canal de vendas para os feirantes: a Feira Livre Virtual de Bocaiuva.

A feira contará com um site, onde os feirantes cadastrados terão espaço para expor seus produtos e disponibilizará seus contatos para que o consumidor possa fazer as encomendas e receber em casa. Toda a negociação (valor, pagamento, entrega, etc) é de total responsabilidade do feirante e consumidor final, sendo feita diretamente entre eles por telefone ou whatsapp por exemplo, sem nenhuma interferência neste processo.

Várias reuniões foram realizadas com os coordenadores das feiras dos bairros e do Mercado Municipal para a formatação da nova feira (sempre observando as medidas de prevenção e distanciamento). Feirantes dos mais variados tipos de produtos já se cadastraram e o lançamento da plataforma digital, antes marcada para o dia 29 foi remarcada para o dia 30 de junho.

Os interessados em participar da feira já no seu lançamento dia 30/06, precisam fazer o cadastro disponível na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, na Emater ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SINE) até nesta sexta-feira, dia 26/06. O site será atualizado semanalmente. Isto significa que novos cadastros poderão ser feitos em qualquer data, assim como a atualização dos produtos oferecidos para venda.

Importante destacar que a Feira Livre Virtual de Bocaiuva estará aberta a todos os feirantes das Feiras Livres dos Bairros, do Mercado Municipal e a todos os produtores familiares do município, independente da comunidade em que vive, da associação que faz parte ou da feira que participava.

A Prefeita Marisa Alves disse que “estamos vivendo uma crise como nunca se viu e que nos obriga a adotar medidas necessárias pelo bem da saúde, mas que sabe que por outro lado são duras, sacrificantes e trazem sérias consequências econômicas”. Marisa lembrou que: “desde o início da gestão uma das frentes de atuação da Administração Municipal sempre foi a geração de renda através do investimento nas feiras existentes e na criação de novas feiras nos bairros. Antes da pandemia vimos como as férias prosperaram e cumpriam seus objetivos. Agora na pandemia vemos a falta que elas fazem, para feirantes e consumidores. Por isso, estamos empenhados na criação da Feira Livre Virtual. A Prefeita ainda frisou que é importante destacar que a feira é para todos que plantam horta, cultivam frutas, produzem o queijo, farinha, ovos, biscoito, bolos, doce, enfim, todos os produtores familiares de Bocaiuva, que façam parte de associação ou que seja de forma independente, o espaço é para todos.

PREFEITURA DE BOCAIUVA

Trabalha pra Valer!