Atlético atinge 91% de chance de se classificar para Copa Libertadores no ano que vem

 Atlético atinge 91% de chance de se classificar para Copa Libertadores no ano que vem

Com mais oito vitórias, Galo se garante 100%, de acordo com cálculos matemáticos

O Atlético perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro para o São Paulo, mas ainda segue firme na briga pelo título nacional, apesar de a chance matemática de ser campeão cair de 24,4% para 21,2%, de acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG. Contudo, a ótima campanha na competição, faz o Galo estar caminhando a passos largos para voltar à Copa Libertadores em 2021.

Também de acordo com a UFMG, o Atlético tem 91,6% de possibilidade de se classificar para o torneio continental. Após 23 rodadas disputadas, o Atlético ocupa a vice-liderança, com 42 pontos.

Segundo os cálculos matemáticos, com 66 pontos um time se garante 100% na Libertadores do ano que vem. Desta forma, o Galo precisaria somar mais 24 pontos nas 15 partidas que faltam (oito vitórias) para carimbar a vaga.

No entanto, pode ser que a pontuação para ir ao torneio seja mais baixa. Ainda conforme a UFMG, com 63 pontos uma equipe tem 99,9% de se classificar para a Libertadores. Assim, se vencer os sete jogos que fará em casa, o Atlético tem grande chance de retornar à competição internacional pela 11ª vez.

O último ano que o Galo disputou a Libertadores foi em 2019, quando se classificou para as fases preliminares ao terminar o Brasileirão de 2018 na sexta colocação. Após passar pelos uruguaios Danubio e Defensor, o Atlético chegou à fase de grupos.

O Galo acumula dez participações na Libertadores. A melhor campanha foi a de 2013, quando conquistou o título ao vencer o Olimpia-PAR nos pênaltis.

Fonte: Itatiaia