Atenção estudantes bocaiuvenses, datas definidas para o ENEM 2020

 Atenção estudantes bocaiuvenses, datas definidas para o ENEM 2020

Ministério da Educação (MEC) defini as datas do ENEM 2020

Mesmo em meio à pandemia, isolamento social e adequações nas novas rotinas, o Ministério da Educação (MEC) defini as datas do ENEM 2020.

Os estudantes de Bocaiuva, tanto da rede pública quanto da rede particular devem manter as suas rotinas de estudo e preparação para o exame nacional que dá acesso ao ensino superior na maioria das universidades, tanto particulares quanto públicas, do nosso país.

Empório Natural

Por mais que os estudantes, assim como todos nós, foram pegos de surpresa por essa pandemia alterando as suas rotinas, das mais básicas e triviais, como estudo, até as mais complexas e anuais como o ENEM, não é mais motivo de desculpas para que o estudante desmotive ou deixe para segundo plano o foco nos estudos, o ano não está perdido, e o ENEM 2020 vai acontecer.

Depois de muita espera, ansiedade, informações desencontradas e muita especulação, ainda sob algumas manifestações contrárias e posicionamentos políticos, de profissionais da educação e de estudantes que acreditam não ser o melhor momento para definir uma nova data para o ENEM 2020, pois as universidades ainda não sabem como e quando terminarão o seu ano letivo e consequentemente quando poderão incluir novos estudantes para os próximos períodos, o Ministério da Educação definiu as novas datas para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Então anote aí no calendário! As datas do ENEM 2020 foram divulgadas na tarde desta quarta-feira (8), em entrevista coletiva cedida pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antônio Paulo Vogel, e o presidente do INEP, Alexandre Lopes.

As datas foram definidas após vários diálogos com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior públicas e privadas.

A versão impressa do exame será aplicada nos dias de Janeiro de 2021; já a versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

A nova data corre um risco, pois se o ano letivo das universidades não forem concluídos, as vagas para o SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), e outros programas governamentais de acesso ao ensino superior, podem sofrer alterações nos números de vagas.

Outro ponto importante é que ainda não se ouviu nenhuma informação do Ministério da Educação (MEC), em relação ao ENEM 2020 no que se refere aos alunos que participam do ENEM com o objetivo de adquirirem experiência, os treineiros.

A única diferença da versão digital para a versão impressa é que na versão digital as objetivas serão realizadas no computador, porém, a redação continua manual. O aluno receberá folha de rascunho normalmente. Essa novidade tem aplicação apenas nas capitais.

Fica-se agora a expectativa de como se dará o ENEM 2020, em meio à um ano, até aqui, totalmente turbulento e fora da normalidade e não sabemos como será o desfecho desse ano.

A prova do ENEM é contextualizada com base na interpretação, todavia, nos últimos anos ela veio um pouco mais conteudista, agora cabe saber se a prova do ENEM 2020 cobrará todo o conteúdo do ensino médio, uma vez que não foi um ano tipicamente normal.