69 Mortes, quase 9% da população notificada, mais de 5% confirmaram, 18 mil já foram vacinados, inclusão na onda verde, acompanhe os números da COVID-19 em Bocaiuva

Bocaiuva entra na onda menos restritiva do Programa Minas Consciente a partir de amanhã (31/07)

Depois de meses de notícias ruins invadindo os noticiários, com divulgação de mortes, sofrimento, contágio e mazelas sociais, boas notícias começam a emergir, mesmo que ainda de forma tímida e disputando espaço com as más notícias sobre o avanço ou redução do Corona Vírus em Bocaiuva.

Infelizmente, no Boletim Diário Covid-19, divulgado na noite de ontem, mais uma vítima engrossa as estatísticas em nossa cidade. Agora, são 53 vítimas fatais do novo corona vírus em Bocaiuva, e 16 de outras cidades, totalizando 69 mortes em Bocaiuva até o momento, isso porque, ainda segundo o boletim, existem 2 pessoas internadas em estado grave em Montes Claros e que podem (torcemos para que não) aumentar ainda mais esse número.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo senso Brasileiro, que ocorre de 10 em 10 anos, a estimativa da população de Bocaiuva é de 50.256 pessoas até o ano de 2020, que seria o ano à se realizar o senso, não sendo possível pela pandemia, então o IBGE não tem dados concretos, mais sim, estimativa.

Sendo assim, com base nesses números, 8,72% da população bocaiuvense (ou pessoas de outras cidades que estavam em Bocaiuva) teve algum tipo de suspeita do contágio do novo corona vírus, pois 4.384 pessoas procuraram os serviços municipais de saúde desde o início da pandemia com algum sintoma gripal, que são os mesmo da COVID-19, sendo assim notificados, pelo profissional da saúde que os atendeu, à secretaria de saúde como um possível caso do novo Corona Vírus.

Após essa notificação seguem-se os protocolos e exames para a confirmação positiva ou não do paciente. Destes 4.384 casos notificados até o último boletim, 2.538 foram positivados, ou seja, 5,05% da população de Bocaiuvense (ou pessoas de outra cidade que estavam em Bocaiuva) contraíram a COVID-19 desde o início da Pandemia.

A primeira boa notícia é que a vacinação em massa, indiferente da faixa etária, prossegue em nosso município com a velocidade que o recebimento de doses permite que aconteça, ou seja, a secretaria de saúde segue vacinando a população de acordo com a quantidade de doses que a mesma tem disponível, portanto, é impossível fazer estimativas futuras de campanhas no sentido de qual faixa etária irá ser imunizada, pois cada uma tem um quantitativo diferente que precisa ser atendido na íntegra pelas doses disponível na cidade com o objetivo de ser transparente e igualitária, não beneficiando nem prejudicando ninguém.

Até o momento foram vacinadas 18.851 pessoas em Bocaiuva com a primeira dose, com os imunizantes da AstraZeneca e CoronaVac, já com a segunda dose, que completa a imunização, já são 6.632 pessoas e ainda outras 837 pessoas tomaram a vacina da Johnson & Johnson que é dose única, totalizando assim uma cobertura de 47,64% das pessoas imunizadas com a primeira dose e 18,87% de pessoas completamente imunizadas, seja com a segunda dose ou com a dose única.

Outra boa notícia é que Minas Gerais registou queda de 9% na taxa de incidência da covid-19 na última semana em todo o estado. Com isso, as macrorregiões Centro-Sul, Jequitinhonha, Norte (que abrange Bocaiuva) e Oeste avançam para a onda verde, a mais flexível do plano Minas Consciente, criado para promover a retomada segura e gradual da economia.