30 de maio – Dia de Luta pela maior participação das trabalhadores rurais

A Prefeitura de Bocaiuva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Coordenadoria da Mulher promovem a Campanha do Dia de Luta pela Maior Participação das Trabalhadoras Rurais, comemorado neste dia 30 de maio.

O objetivo da data é chamar atenção da sociedade de modo geral sobre a importância da história de luta e organização das mulheres trabalhadoras vem se construindo e fortalecendo junto com a história da humanidade. Algumas destas lutas deram origem a movimentos e entidades feministas, de grande contribuição para o avanço da emancipação das mulheres.

As trabalhadoras rurais construíram a própria organização, motivadas pela bandeira do Reconhecimento e Valorização das Trabalhadoras Rurais, desencadearam lutas como: a libertação da mulher, sindicalização, documentação, direitos previdenciários (salário maternidade, aposentadoria…), participação política entre outras. São mulheres que lutam pela igualdade nas relações e pertencemos à classe das trabalhadoras e trabalhadores.

Neste sentido, mulher trabalhadora rural ou mais conhecida como camponesa, é aquela que, de uma ou de outra maneira, produz o alimento e garante a subsistência da família. É a pequena agricultora, a pescadora artesanal, a quebradeira de coco, as extrativistas, arrendatárias, meeiras, ribeirinhas, posseiras, boias-frias, diaristas, parceiras, sem-terra, acampadas e assentadas, assalariadas rurais e indígenas.

A soma e a unificação destas experiências camponesas e a participação política da mulher, legitima e confirma no Brasil, o nome de Movimento de Mulheres Camponesas.

PREFEITURA DE BOCAIUVA
Trabalhando pra quem precisa!