200 toneladas de mel

 200 toneladas de mel

COOPEMAPI na busca da melhoria e crescimento contínuo dos seus cooperados

A Cooperativa Mineira de Apicultores, COOPEMAPI, fica situada à Rua Antônio Alves carneiro, 130, no bairro esplanada em Bocaiuva, foi fundada no dia 13 de maio de 2016, dentro das dependências da Câmara Municipal de Vereadores e na ocasião ela contava com 100 cooperados, de Bocaiuva e região, hoje a COOPEMAPI atua em Bocaiuva, Ouro Preto, Itamarandiba, Januária, Gameleira, Espinosa e mais outros 16 municípios de toda a Minas Gerais atingindo ao expressivo número de 357 cooperados atualmente.

Segundo o Luciano Fernandes de Souza, de 45 anos, natural de Bocaiuva, que atualmente ocupa o cargo de presidente da COOPEMAPI desde o ano de 2016, a cooperativa está aberta para a aquisição de novos cooperados, tendo como pré-requisitos para que o cidadão faça parte da cooperativa apenas ser indicado por um cooperado, ser apicultor, produtor ou agricultor familiar, sendo assim, após conclusão do processo, o cooperado pode usufruir de todos os benefícios da cooperativa.

“A principal vantagem da cooperativa é que ela trabalha com os parceiros buscando o desenvolvimento da apicultura”

afirma Luciano.

Outra, das muitas vantagens, de se tornar um cooperado é a utilização do novo Entreposto de Processamento e Comercialização do Mel, situado na Fazenda Bahia, s/n, na zona rural de Bocaiuva dentro da comunidade de Taboquinha I, que teve início de suas atividades em abril de 2019, processando, aproximadamente 30 toneladas de mel até o mês de dezembro do mesmo ano. Ainda segundo Luciano, a expectativa da cooperativa é que nesse ano de 2020 o Entreposto processe mais de 200 toneladas de mel. Dentro do Entreposto, além de processado, o mel é envasado, etiquetado e encaixotado seguindo para comercialização.

 

A cooperativa conta com uma equipe técnica e qualificada, que auxilia todos os cooperados. tendo como objetivo final disponibilizar assistência técnica e informação adequada, fazendo assim com que o cooperado consiga agregar maior valor ao seu produto final acabado, podendo assim alcançar o valor mais justo do mel por ele produzido.

Ainda no ano de 2019, a COOPEMAPI, conseguiu aprovar, junto à Câmara Municipal de Vereadores, um projeto de lei no qual oficializa a compra do mel pela Prefeitura Municipal para que a mesma disponibilize o mel junto à merenda escolar dos alunos da rede pública municipal, compra essa que já era realizada pela prefeitura mesmo antes da lei.

A Prefeitura também concedeu doação de um terreno para a cooperativa para que a mesma construa sua sede e um galpão de armazenamento do produto final produzido pela mesma.

A COOPEMAPI conta com uma gama de produtos derivados do mel, e até mesmo vários tipos de mel, de acordo com a matéria prima utilizada pela abelha, assunto esse que abordaremos em uma próxima matéria exclusiva do bocaiuvaonline.